Sangramento anal: entenda suas causas e tratamento

1158

A intensidade do sangramento anal pode variar de quase imperceptíveis manchas no papel higiênico ou na roupa íntima a uma significante perda de sangue que tinge de vermelho vivo a água do vaso sanitário.

Como o trato digestivo é um tubo contínuo que vai da boca ao ânus, qualquer sangramento ao longo dele pode provocar o aparecimento de sangue nas fezes ou causar sangramento anal. Quanto mais vermelho for o sangue, mais baixo se localiza o problema. 

Assim, para saber qual a causa exata e iniciar o tratamento adequado é muito importante consultar um proctologista ou gastroenterologista para fazer exames de diagnóstico e identificar o problema.

Principais causas de sangue vivo nas fezes

A presença de sangue vivo, não misturado às fezes, indica sangramento na parte inferior do sistema gastrointestinal e pode ser consequência de fissura anal, colite, doença diverticular ou hemorroidas. Na maioria dos casos, a presença de sangue nas fezes acontece devido a problemas mais simples como:

1. Hemorroidas: São mais comuns em pessoas com prisão de ventre e surgem devido à dilatação das veias provocadas pela força necessária para defecar. Com o esforço físico excessivo ao evacuar e a passagem das fezes ressecadas e endurecidas, eles podem eventualmente se romper, ocasionando hemorragias e dor local. Além do sangramento causam sintomas como coceira intensa, dor ao defecar e inchaço na região do ânus.

2. Fissura anal: Embora sejam mais raras, as fissuras anais também podem surgir em quem sofre de prisão de ventre e consistem em pequenas feridas que surgem ao redor do ânus e que podem sangrar no momento em que se defeca. Ela surge, em 90% dos casos, por infecção e inflamação de glândulas dessa região. Outros sintomas que podem surgir com a fissura são dor ao limpar o ânus e coceira. 

3. Fístula anal: A fístula anal ocorre frequentemente como resultado de um abscesso que se formou nesta região. A secreção purulenta contida dentro do abscesso é eliminada, naturalmente ou com ajuda de tratamento médico, dando lugar à formação de uma fístula anal, que é o resultado final da cura de um abscesso desta região. É um problema que exige avaliação e tratamento especializado para sua cura. Outra causa comum de fístula anal é a doença inflamatória do intestino ou colite. Não raro, as fístulas já formadas podem novamente infectar formando um novo abscesso.

Causas mais graves de sangue vivo nas fezes

Embora seja bem mais raro, o sangramento vermelho vivo nas fezes pode ser um dos primeiros sinais de problemas mais graves como:

4. Diverticulite: Esta doença é mais comum após os 40 anos e acontece devido a uma inflamação dos divertículos, que são pequenas pregas na parede do intestino. A diverticulite pode provocar sintomas como forte dor abdominal na parte inferior esquerda da barriga, náuseas, vômito e até febre.                        

5. Doença de Crohn: A doença de Crohn é um problema sério e crônico que provoca uma inflamação intensa do intestino por desregulação do sistema imune. A doença pode passar muitos anos sem provocar sintomas como fezes com sangue, diarreia constante, falta de apetite, fortes cólicas abdominais e perda de peso, mas quando aparece é comum provocar várias crises ao longo da vida. Entenda mais sobre esta doença.

6. Câncer no intestino: Em alguns casos, a presença de sangue vermelho vivo nas fezes pode ser sinal de câncer no intestino, no entanto esses casos são mais raros e acontecem com outros sintomas como alterações bruscas no trânsito intestinal, sensação de peso na região anal, cansaço excessivo e perda de peso.

Quando se deve ir no médico

Independentemente da causa é importante consultar um médico quando:

  • O sangramento dura mais de 1 semana;
  • A quantidade de sangue nas fezes aumenta ao longo do tempo;
  • Surgem outros sintomas como dor forte na barriga, febre, cansaço excessivo ou perda de apetite.

Além disso, é muito importante fazer exames de prevenção, como colonoscopia se existir histórico familiar de problemas graves intestinais.